sexta-feira, 7 de agosto de 2015

SOBRE A PSICOPEDAGOGIA E O FAZER PSICOPEDAGÓGICO


Psicopedagogia Clínica é uma área de estudo que está voltada para a questão da Aprendizagem humana. Embora seu foco seja investigar as causas do insucesso escolar, trabalha além das aprendizagens escolares. Seu olhar e sua escuta buscam o viés existente no não aprender do sujeito, interligando os responsáveis na relação ensino-aprendizagem: família, criança/adolescente, escola. 
Hoje a instituição escolar e seus profissionais encontram muitos desafios, desafios esses que a maioria não está em condições de enfrentar.  Em nossas visitas de rotina às escolas percebemos nos discursos dos educadores um misto de angústia, ansiedade, frustração, baixa autoestima e solidão, não sabendo onde buscar as soluções para lidar com as mais diversas dificuldades apresentadas.
Como enfrentar a falta de desejo por parte dos alunos nas mais simples tarefas escolares? Como enfrentar a concorrência com a vida fora da escola, que faz mais sentido e gera mais prazer?
O reflexo dessa realidade muitas vezes aparece na forma de fracasso em leitura, escrita, raciocínio lógico e comportamentos inadequados.   Nesse momento surge a Psicopedagogia Clínica: a partir da avaliação individual, planeja o resgate do vínculo com o conhecimento - vínculo esse que existiu em algum momento na vida do/a aluno/a, mas que se perdeu.
A Psicopedagogia Clínica não só informa, mas produz conhecimento quando, no processo, resgata o papel Mediador do educador e da família envolvidas no processo de aprendizagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário