A Psicopedagogia
Clínica é uma área de estudo
que está voltada para a questão da Aprendizagem humana. Embora seu foco seja
investigar as causas do insucesso escolar, trabalha além das aprendizagens
escolares. Seu olhar e sua escuta buscam o viés existente no não aprender do
sujeito, interligando os responsáveis na relação ensino-aprendizagem: família,
criança/adolescente, escola.
Hoje a
instituição escolar e seus profissionais encontram muitos desafios, desafios
esses que a maioria não está em condições de enfrentar. Em nossas visitas
de rotina às escolas percebemos nos discursos dos educadores um misto de
angústia, ansiedade, frustração, baixa autoestima e solidão, não sabendo onde
buscar as soluções para lidar com as mais diversas dificuldades apresentadas.
Como
enfrentar a falta de desejo por parte dos alunos nas mais simples tarefas
escolares? Como enfrentar a concorrência com a vida fora da escola, que faz
mais sentido e gera mais prazer?
O
reflexo dessa realidade muitas vezes aparece na forma de fracasso em leitura,
escrita, raciocínio lógico e comportamentos inadequados. Nesse
momento surge a Psicopedagogia Clínica: a partir da avaliação individual,
planeja o resgate do vínculo com o conhecimento - vínculo esse que existiu em
algum momento na vida do/a aluno/a, mas que se perdeu.
A
Psicopedagogia Clínica não só informa, mas produz conhecimento quando, no
processo, resgata o papel Mediador do educador e da família
envolvidas no processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário