Eu copio, tu copias, ele copia , nós copiamos
Parte I
E assim muito tempo de aula se gasta, sendo que Pedrinho ou Aninha ainda não terminaram de copiar do quadro. Essa cena é familiar? Vejamos: qual seria mesmo o objetivo da cópia em sala de aula?? Exercício de escrita? Exercício de Leitura? Memória? Atenção? Concentração? Levando em consideração que Aninha escreve devagar porque ainda soletra a maioria das palavras e que Pedrinho tem uma "audição aguda" e qualquer barulho lhe desperta a curiosidade, a cópia nesse contexto perde qualquer sentido.
A cópia em si caracteriza-se por ser um comportamento mecanicista, originado em metodologia tradicional de ensino. Oras, se temos em sala de aula o moderno livro didático, a pergunta ainda vale: qual seria mesmo o objetivo da cópia em sala de aula? E o que os alunos copiam do quadro?
Eles escrevem o que leem ou o que pensam que veem?
Aninha ainda está decifrando uma palavra quando Pedrinho copiou parte da frase mas esqueceu de fazer a pontuação. Aninha escreve a palavra que lembra mas ao escrever a próxima, esquece a palavra anterior. Cópia para Aninha é uma colcha de retalhos. Pedrinho copiou algumas palavras mas esqueceu as pontuações e omitiu algumas letras. Pedrinho não sabe o assunto da cópia.
Crianças como Aninha e Pedrinho não deveriam passar nunca pela cópia . É perder um tempo precioso da vida dessas crianças.
Continua ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário